segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Psiclogia Espírita


PSICOLOGIA ESPÍRITA

 
A busca de equilíbrio psicológico para um grande número de indivíduos, nos dias atuais, é de imperiosa necessidade. As grandes transformações que a humanidade vem apresentando estão sendo intensificadas de cargas dolorosas pelas desarmonias no sentido espiritual; tudo por falta de preparo e compreensão.

Houve descuidos e dificuldades, no seio familiar, que propiciaram a desatenção para a criança. Se por um lado foi bem mais amparada, pela técnica e conquista hodierna, por outro foi esquecida pela ausência de competente educação doméstica. Acresça-se a isto, o patrimônio pessoal de cada um, onde a estrutura psicológica de base não pode sofrer grandes transformações e influências. O evoluído é bem mais condicionado que o involuído; este, estará mais sujeito a desajustes .

A criança, em sua educação no seio familiar, absorve, principalmente, o exemplo dos pais. Palavras ameaçadoras pouco adiantam em face duma educação construtiva. As dificuldades da família, exacerbadas muitas vezes pela intranqüilidade, incrustam-se na mente infantil de modo contundente, refletindo em alterações na saúde psíquica da criança.

O bom exemplo, ajustado e harmônico, ainda é a viga mestra na formação do cidadão, que tem no lar o seu grande ponto de apoio. Se o lar apresenta desequilíbrios, o reflexo na mente infantil se faz sentir na quase totalidade dos casos. É claro que existem exemplos de indivíduos que conseguiram sobreviver com dignidade, apesar dos fatores negativos do meio. São estruturas psicológicas que já vêm formadas do berço. Em outros termos: Espíritos que alcançaram certa evolução e conseguem dominar mais facilmente, na reencarnação, os implementos da matéria, neutralizando as solicitações negativas do meio, que são um convite ao desajuste pela viciação dos sentidos.

Diante tal quadro, pleno de dificuldades, como proceder? Acreditamos nas conquistas hodiernas da psicologia educacional como valoroso meio do encontro da criança com a realidade da vida, a refletir-se no cidadão-equillíbrio de futuro. Porém, mais ainda acreditamos, nos fatores espirituais desenvolvidos e cultivados no lar, com o exemplo diário ao lado da criação de hábitos úteis e positivos.

Na sociedade de nossos dias já podemos observar o resultado do exemplo familiar dos mais velhos e educação calcada em métodos espiritistas. O Culto Cristão no Lar, prática tão vicejada na família-espírita, já vem mostrando o seu valor educacional pela abordagem dos problemas do dia-a-dia, com lógica, ternura e justeza. Com isso há preparo e entendimento na explicação das razões do existir, do nosso destino e finalidade.

A prática do Culto Cristão no Lar, tem possibilitado o ajustamento vibratório do ciclo-família, onde as ondas envolventes de harmonia espiritual conseguem espalhar. nas zonas nobres das nossas emoções, os fulcros de felicidade e equilíbrio condizentes com a paz.

É claro que há necessidade de esforço individual, por excelência, de lutas perenes buscando o entendimento da vida (nos adultos) e o despertar de posições mentais positivas (nas crianças) que vão buscando nos hábitos do estudo a realização de uma vida que valha pela qualidade. Com essa prática do Culto Cristão no Lar, havendo desenvolvimento psicológico real sem pieguismos e teorismos, incentivando um verdadeiro metabolismo do psiquismo que tem tanta necessidade, quanto os outros órgãos, de afirmação no labor correspondente à sua faixa. No caso da psique, o trabalho terá que atender às razões espirituais que, sendo de ordem elevada, concorrem no preparo do homem, que busca nos dias atuais. as bases de uma nova consciência característica do superbiótipo do Terceiro Milênio.

Ajustemo-nos pois, numa autêntica psicologia espírita dirigida por quem de fato seja conhecedor dos problemas humanos ligados às fontes purificadas do cristianismo.

FONTE: Psicologia Espírita – Jorge Andréa.
http://espiritismoaluzdomundo.blogspot.com.br/2011/07/psicologia-espirita-por-drjorge-andrea.html