O ESPIRITISMO E A CURA
O magnetismo animal, enquanto
instrumento de cura, teve em Mesmer a sua principal referência. No entanto,
observamos que essa técnica sofreu uma solução de continuidade em sua
aplicação, inclusive pelos adeptos da Doutrina Espírita, que o deixaram cair no
esquecimento, apesar de Kardec, que estudou o Magnetismo por mais de trinta
anos, ter afirmado que as duas ciências (espiritismo e magnetismo) formam um só
corpo, Quando desenganado pelos médicos alopatas de sua época quanto aos efeitos
irreversíveis de uma amaurose que o deixaria irremediavelmente cego, Kardec
teve a sua visão plenamente restituída por meio da aplicação do magnetismo.
A Homeopatia desenvolvida por
Hahnemann, fez uso, em sua doutrina, da mesma comparação empregada por Mesmer,
ou seja, o fluxo e refluxo das mares e a ação do magnetismo, chamado, mais
tarde de fluído vital pelo espiritismo.
Medicina Alopática, Magnetismo
Animal e Homeopatia estão igualmente na natureza e têm sua utilidade conforme o
caso.
Segundo Kardec: "[&&]
o que explica porque um tem êxito onde outro fracassa, porque seria
parcialidade negar os serviços prestados pela medicina ordinária. Em nossa
opinião, são três ramos da arte de cura, destinados a se suplementar e se
complementar, conforme as circunstâncias, mas das quais nenhuma tem o direito
de se julgar a panacéia universal do gênero humano."
A esses três ramos podemos
acrescentar os tratamentos descobertos pelo espiritismo, ao revelar a
existência e a ação dos espíritos sobre a matéria: a mediunidade de cura, que é
o auxílio ao doente pelos fluídos benéficos regeneradores dos bons espíritos
(fluído vital), derramados sobre ele pelo médium.
Segundo Kardec:
"[&&] A prova da participação de uma inteligência oculta em casos
patológicos ressalta de um fato material: são as múltiplas curas radicais
obtidas, nalguns Centros Espíritas, pela evocação e doutrinação dos espíritos
obsessores, sem magnetização, nem medicamentos, e, em muitas vezes, na ausência
do paciente e a grande distância deste."
Já para as doenças morais, que
poderíamos classificar como um quinto ramo, a solução parece ser um pouco mais
complexa. No entanto, a sua cura, que Mesmer reconheceu não estar no alcance da
ciência do magnetismo animal, encontra-se plenamente atendida na Doutrina Espírita,
quando esta Doutrina declara que: "A maior contribuição para a saúde
humana é a educação do espírito. É a que se encerra a missão providencial do
espiritismo."
A necessidade, portanto, em nos
concentrarmos em nossa melhora moral urge !
O profundo exame de nossa
conduta é uma tarefa árdua. Essa é a maior de todas as nossas batalhas pois é
aquela em que travamos contra nós mesmos, de pensamento em pensamento, de
vontade em vontade e de ação em ação.
O nosso planeta passa por um
estágio onde mesmo as almas acordadas para a luz encontram inúmeras
dificuldades para ceder plenamente ao bem. Isto ocorre em razão dos entraves do
próprio ambiente e das companhias que sempre se sucedem em nossas vidas. Apesar
disso não devemos esmorecer em nosso aprimoramento espiritual e moral. Estamos
em uma escola onde o bem é a meta para a felicidade de todas as criaturas.
Enquanto não atingirmos o nosso
aperfeiçoamento moral, estaremos utilizando os quatro ramos primeiros
(Alopatia, Homeopatia, Magnetismo e a Mediunidade de Cura) como paliativos,
combatendo muito mais o efeito do que a causa.
Apenas atingiremos a cura
completa para as nossas doenças físicas e morais quando conseguirmos
verdadeiramente , eliminar de nós todos os efeitos causados pelos pais de todos
os nossos males, quais sejam, o orgulho e o egoísmo.