sábado, 23 de julho de 2011

TVP

                                  FLÁVIO BRAUN FIORDA


Médico psicoterapeuta, o Dr. Flávio Braun Fiorda trabalha com Terapia de Vida Passada e é diretor de cursos da Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada (SBTVP).

O Dr. Flávio será um dos expositores do IV Congresso Internacional de Terapia de Vida Passada (www.sbtvp.com.br) que vai se realizar no período de 19 a 21 de Agosto em Santos - SP. A equipe da Terra Espiritual teve oportunidade de entrevistá-lo e abaixo, reproduzimos a conversa:

TE - Dr. Flávio, muita gente vê na Terapia de Vida Passada (TVP) apenas uma forma de descobrir o que foi numa vida passada. O que é exatamente a TVP
FB - A TVP é uma abordagem psicoterápica, que trabalha com a hipótese científica da reencarnação, para explicar, com as seqüências de nossas vidas passadas, o nosso jeito de ser, com nossas qualidades, defeitos, pontos fortes e fracos de nossa personalidade e caráter que temos hoje. A TVP nunca deve ser feita por mera curiosidade, somente por uma indicação médica e psicológica.
TE - Qualquer pessoa pode se submeter a TVP?
FB - Nós indicamos a TVP para qualquer pessoa acima de mais ou menos quinze anos, pois a partir desta idade  já teria condições de entender a idéia da reencarnação. E, independentemente da religião que o paciente possua, pois em consultório não queremos mudar a religião de ninguém. E, também, evitar fazer a regressão em mulheres grávidas, pois o inconsciente fetal já está presente e poderá  influenciá-lo de alguma maneira.
TE - Quais os casos em que a TVP é recomendada?
FB - Recomendamos a TVP para casos de depressão, síndrome do pânico, medos, fobias, dificuldade de situações do dia a dia, tendências do comportamento e do  temperamento, dificuldades de relacionamento, entre outros.
TE - Como estas informações de vidas passada influenciam a vida presente?
FB - Vale dizer, que o paciente só vai saber daquilo que seu inconsciente achar que tenha importância, podendo ser coisas agradáveis ou desagradáveis, porém necessárias ao processo de auto-conhecimento e auto-transformação e nada além do que o paciente teria capacidade de saber do seu passado. A partir do momento, que o paciente expõe suas queixas ao profissional, vamos diretamente nas vidas passadas relacionadas ao tema, para sabermos as origens deste ou daquele comportamento, tendência ou sensação. A partir do momento em que há esta conscientização, o paciente vai começar a pensar para quem e por que tal comportamento, pensamento, sentimento ou sensação faria mais sentido: para si no contexto atual, ou para aquele seu personagem naquele momento histórico e situação. E, hoje, quando eu me pegar parecido de alguma forma agindo como no meu passado, eu vou tentar mudar o meu padrão de comportamento, para que eu tenha, na prática, um alívio dos meus sintomas até desaparecerem.
TE - Como se da o acesso a essas memórias? Que técnicas são empregadas?
FB - O acesso ao passado  é feito através de uma técnica de indução verbal, ensinada  no curso de formação para terapeutas (somente para médicos e psicólogos) da SBTVP. Nós não nos utilizamos à hipnose para este acesso, o paciente fica consciente o tempo todo, num leve estado alterado de sensibilidade.
TE - Sendo a TVP um descortinar do passado, ela não seria também uma forma de levar as pessoas a uma reforma moral?
FB - Sem dúvida. A partir do momento que percebemos os nossos defeitos, que vem do passado, nós nos reprogramamos bastante, e para o bem.
TE - Os pacientes já conseguem ver a reencarnação como um processo natural?
FB - Creio que sim, afinal a psiquiatria e a psicologia ensinada atualmente nas universidades, não têm respostas tão convincentes como a hipótese da reencarnação.
TE - Foi o Espiritismo que levou o senhor a TVP ou foi a TVP que levou o senhor ao Espiritismo? Como foi o início dos dois na sua vida?
FB - Para mim, que já venho de uma família espiritualista, foi bem natural. Sempre pensei na medicina como a arte de ajudar a curar as almas, que coincidem em muito com os conceitos da doutrina espírita. Daí, até chegar na TVP foi uma questão de tempo e de lógica.
TE - Que mudanças o Espiritismo e o trabalho com TVP trouxeram para a sua vida?
FB - Bem , em primeiro lugar, eu me submeti ao meu processo terapêutico, e venho, até hoje no meu processo de reforma íntima, que é eterno para todos nós. E, a partir daí, através de uma técnica terapêutica repassar estes conceitos e valores para os pacientes têm sido muito prazeroso ultimamente.
TE - O senhor acredita que o Espiritismo e as ciências médicas caminham para um ponto de convergência?
FB - Creio que é uma questão de tempo, afinal a ciência materialista vem trabalhando tão bem nas pesquisas sobre a célula humana, sobre o dna, que logo vai ver que se não é o princípio inteligente, o espírito que rege as coisas, nada teria fundamento, o acaso não existe. E , realmente, as doenças iniciam-se na alma.
TE - O senhor é um dos diretores da Sociedade Brasileira de Terapia de Vida passada ( SBTVP). Quais os objetivos da sociedade e como tem sido a sua atuação?
FB - Bem, a SBTVP, é uma instituição, sem fins lucrativos, que quer promover para o meio médico e psicológico, a idéia da reencarnação. Para tal, promove anualmente, o seu curso de formação de terapeutas, em Campinas-SP e a cada dois anos um congresso internacional sobre terapia de vida passada, que neste ano de 2004, em sua quarta edição, se realizará na cidade de Santos-SP, e pela primeira vez dentro de uma universidade, a UNISANTA, nos dias 19, 20 e 21 de agosto. E eu dou aulas em nosso curso.
TE - Este ano a SBTVP vai realizar a 4ª edição do seu congresso. Qual a importância deste evento, quem pode participar e quais seus objetivos?
FB - Creio ser um momento histórico, pois como citei anteriormente, tudo está caminhando para que a ciência materialista perca, realmente, seu preconceito junto aos pesquisadores sérios e idôneos. E também, que a SBTVP e as associações médico-espíritas de todo Brasil vem apresentando à sociedade acadêmica para divulgar a reencarnação e a TVP. O congresso é aberto ao público em geral e todas as informações estão disponíveis no site http://www.sbtvp.com.br/
TE - Este congresso terá a participação de expositores de diferentes correntes religiosas. As religiões estão caminhando para uma coexistência harmoniosa?
FB - Creio que a religião mais importante não ostenta rótulos. Os conceitos do amor, perdão, tolerância, boa vontade ultrapassam qualquer barreira do tempo, do espaço e dos guetos religiosos. O caminho é um só.
TE - Como está o estudo da TVP no Brasil em relação a outros países?
FB - Nosso país é um enorme celeiro destas pesquisas, vários autores, vários livros já estão disponíveis no mercado para o grande público. Como sugestão de leitura, eu indico o livro "Viajantes", da médica psiquiatra Maria Teodora Guimarães, é bem explicativo sobre a TVP, contando muitos casos clínicos. Também  existem pesquisas em países como Argentina, Holanda, Portugal e Estados Unidos, mas acho mesmo que o Brasil é a grande locomotiva deste trem.
TE - Pediríamos que o senhor deixasse sua mensagem final.
FB - Bem, eu agradeço sua gentileza por esta entrevista. Espero ter respondido claramente as perguntas e parabenizo o site pelo trabalho desenvolvido. Gostaria de reforçar o convite aos internautas para que participem do congresso e conheçam o trabalho realizado pela SBTVP. Muito obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário