quarta-feira, 6 de julho de 2011

TRANSTORNO DE PERSONALIDADE DISSOCIADA

                                                      AS TRÊS FACES DE EVA

AS TRÊS FACES DE EVA
Filme preto e branco, legendas em português, áudio em inglês, 1957.
Eve White é uma esposa e mãe, quieta e modesta, que vem sofrendo de dores de cabeça e desmaios ocasionais. Ela eventualmente é enviada para consultar com o psiquiatra Dr. Luther, e, enquanto sob hipnose, uma personalidade inteiramente nova emerge: a amante-divertida, vigorosa e selvagem Eve Black, e ainda uma terceira personalidade aparece, a relativamente estável Jane. Este filme é baseado em fatos reais, trata-se da história de uma paciente que sofria de personalidade múltipla, e foi feito a partir de crônicas do Dr. Luther, onde ele descreve suas tentativas em reconciliar as três faces de Eva.

                                                                          SYBIL

O filme Sybil conta a história verídica da paciente psiquiátrica Sybil Isabel Dorsett, que sofria de Transtorno Dissociativo de Identidade (também conhecido como MPD – Multiple Personality Disorder ou Transtorno de Múltiplas Personalidades, e que passou a ser oficialmente chamado de DID - Dissociative Identity Disorder a partir de 1994). Ao longo do tratamento, foram identificadas 16 personalidades de Sybil (incluindo a personalidade atuante, e várias personalidades femininas e masculinas, de diversas idades). Após a morte de Sybil em 1998, sua verdadeira identidade foi revelada; ela era Shirley Ardell Mason, uma artista e professora de arte; o pseudônimo Sybil foi criado pela escritora Flora Schreiber e pela Dra Cornelia Wilbur para proteger a privacidade da paciente. Muito talentosa, Sybil pintava e desenhava em vários estilos diferentes; na verdade, cada personalidade tinha um estilo artístico próprio. Sua história foi contada em livro, escrito por Flora Rheta Schreiber e lançado em 1973; a autora foi convidada a escrever o livro pela Dra Wilbur, a psiquiatra de Sybil. Flora e Sybil conviveram por três anos durante o tratamento, e por muitos anos, como amigas, até a morte da escritora, em 1988. O livro foi aprovado pela paciente e pela psiquiatra, e tornou-se um sucesso de vendas logo após o lançamento. Em 1976, foi lançado um filme contando a história de Sybil, estrelado por Sally Field (Sybil) e Joanne Woodward (que já havia representado uma paciente com múltiplas personalidades em “As Três Faces de Eva”, de 1957, e aqui representou a psiquiatra, Dra Wilbur).


Livro: Hoje eu sou Alice - Nove Personalidades, uma Mente Torturada

Em Hoje eu sou Alice a autora relata a extraordinária jornada de uma vítima de transtorno de múltipla personalidade, que precisou lutar contra a anorexia, o álcool, mas, mais do que tudo, contra nove personalidades alternativas que emergiram após ficarem adormecidas diante de uma infância pertubadoramente cruel. Sem controle, Alice entregou-se a elas - e sua vida passou a ser um caleidoscópio de acontecimentos e revelações.Emocionante e incrivelmente inspirador, este é o relato cativante sobre uma doença rara e sobre a história de uma mulher que decidiu lutar contra a realidade e a imaginação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário