quarta-feira, 6 de julho de 2011

Transtorno Conversivo/Dissociativo


Personalidade Multipla (Dissociativo de Indentidade)
Ao contrário do que poderia parecer este transtorno nada tem a ver com os transtornos de personalidade, está classificado entre os transtornos dissociativos porque existem várias personalidades dentro de uma só pessoa e essas personalidades não são necessariamente patológicas. No transtorno de personalidade não há amnésias, mas uma conduta rotineiramente inadaptada socialmente.
O aspecto essencial da personalidade multipla é a existência de duas ou mais personalidades distintas dentro de um indivíduo, com apenas uma delas evidenciando-se a cada momento. Cada personalidade é completa, com suas próprias memórias, comportamento e gostos de forma bastante elaborada e complexa. As personalidades são bastante independentes umas das outras sendo possível inclusive terem comportamentos opostos, por exemplo uma sendo sexualmente promíscua e outra recatada. Alguns casos há completo bloqueio de memória entre as personalidades, noutros casos há conhecimento podendo gerar rivalidades ou fraternidades. O observador externo que só conheça uma das personalidades não notará nada de anormal há com esta pessoa. As personalidades podem ser do sexo oposto, ter idades diferentes e até de outras raças.
O primeiro episódio de mudança de personalidade pode ser precedido de um evento forte como uma tragédia. Com o passar do tempo essa pessoa pode continuar tendo as "viradas" na personalidade sem fatores precipitantes. A mudança de uma personalidade para outra pode ser súbita ou ocorrer numa espécie de período confusional transitório, pode acontecer durante uma sessão de relaxamento ou de psicoterapia.
Nada se sabe a respeito das causas desse transtorno mas admite-se que é mais frequente do que se suspeitava antigamente. Atualmente as psicoterapias são as únicas formas de abordagem dos casos, não há uma medicação eficaz.
Fontes:
Kaplan and Sadock's Comprehensive Textbook of Psychiatry
Lippincott Williams & Wilkins; 9 ed, 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário