O comunismo ético de Oscar Niemeyer
07/12/2012
Leonardo
Boff
Nas nossas
conversas, sentia alguém com uma profunda saudade de Deus. Invejava-me que, me
tendo por inteligente (na opinião dele) ainda assim acreditava em Deus, coisa
que ele não conseguia. Mas eu o tranquilizava ao dizer: o importante não é crer
ou não crer em Deus. Mas viver com ética, amor, solidariedade e compaixão pelos
que mais sofrem. Pois, na tarde da vida, o que conta mesmo são tais coisas. E
nesse ponto ele estava muito bem colocado. Seu olhar se perdia ao longe, com
leve brilho.
Impressionou-se
sobremaneira, certa feita, quando lhe disse a frase de um teólogo medieval: “Se
Deus existe como as coisas existem, então Deus não existe”. E ele retrucou:
“mas que significa isso?” Eu respondi: “Deus não é um objeto que pode ser
encontrado por ai; se assim fosse, ele seria uma parte do mundo e não Deus”.
Mas então, perguntou ele: “que raio é esse Deus?” E eu, quase sussurrando,
disse-lhe: “É uma espécie de Energia poderosa e amorosa que cria as condições
para que as coisas possam existir; é mais ou menos como o olho: ele vê tudo mas
não pode ver a si mesmo; ou como o pensamento: a força pela qual o pensamento
pensa, não pode ser pensada”. E ele ficou pensativo. Mas continuou: “a teologia
cristã diz isso?” Eu respondi: “diz mas tem vergonha de dizê-lo, porque então
deveria antes calar que falar; e vive falando, especialmente os Papas”. Mas
consolei-o com uma frase atribuída a Jorge Luis Borges, o grande argentino:”A
teologia é uma ciência curiosa: nela tudo é verdadeiro, porque tudo é
inventado”. Achou muita graça. Mais graça achou com uma bela trouvaille de um gari do
Rio, o famoso “Gari Sorriso: “Deus é o vento e a lua; é a dinâmica do crescer;
é aplaudir quem sobe e aparar quem desce”. Desconfio que Oscar não teria
dificuldade de aceitar esse Deus tão humano e tão próximo a nós.
Mas sorriu com
suavidade. E eu aproveitei para dizer: “Não é a mesma coisa com sua
arquitetura? Nela tudo é bonito e simples, não porque é racional mas porque
tudo é inventado e fruto da imaginação”. Nisso ele concordou adiantando que na
arquitetura se inspira mais lendo poesia, romance e ficção do que se entregando
a elucubrações intelectuais. E eu ponderei: “na religião é mais ou menos a
mesma coisa: a grandeza da religião é a fantasia, a capacidade utópica de
projetar reinos de justiça e céus de felicidade. E grande pensadores modernos
da religião como Bloch, Goldman, Durkheim, Rubem Alves e outros não dizem outra
coisa: o nosso equívoco foi colocar a religião na razão quando o seu nicho
natural se encontra no imaginário e no princípio esperança. Ai ela mostra a sua
verdade. E nos pode inspirar um sentido de vida.”
Para mim a grandeza
de Oscar Niemeyer não reside apenas na sua genialidade, reconhecida e louvada
no mundo inteiro. Mas na sua concepção da vida e da profundidade de seu
comunismo. Para ele “a vida é um sopro”, leve e passageiro. Mas um sopro vivido
com plena inteireza. Antes de mais nada, a vida para ele não era puro desfrute,
mas criatividade e trabalho. Trabalhou até o fim, como Picazzo, produzindo mais
de 600 obras. Mas como era inteiro, cultivava as artes, a literatura e as
ciências. Ultimamente se pôs a estudar cosmologia e física quântica. Enchia-se
de admiração e de espanto diante da grandeur
do universo.
Mas mais que tudo
cultivou a amizade, a solidariedade e a benquerença para com todos. “O
importante não é a arquitetura” repetia muitas vezes, “o importante é a vida”.
Mas não qualquer vida; a vida vivida na busca da transformação necessária que
supere as injustiças contra os pobres, que melhore esse mundo perverso, vida
que se traduza em solidariedade e amizade. No JB de 21/04/2007 confessou: ”O
fundamental é reconhecer que a vida é injusta e só de mãos dadas, como irmãos e
irmãs, podemos vive-la melhor”.
Seu comunismo está
muito próximo daquele dos primeiros cristãos, referido nos Atos dos Apóstolos
nos capítulos 2 e 4. Ai se diz que “os cristãos colocavam tudo em comum e que
não havia pobres entre eles”. Portanto, não era um comunismo ideológico mas
ético e humanitário: compartilhar, viver com sobriedade, como sempre viveu,
despojar-se do dinheiro e ajudar a quem precisasse. Tudo deveria ser comum.
Perguntado por um jornalista se aceitaria a pílula da eterna juventude,
respondeu coerentemente: “aceitaria se fosse para todo mundo; não quero a
imortalidade só para mim”.
Um fato ficou-me
inesquecível. Ocorreu nos inícios dos anos 80 do século passado. Estando Oscar
em Petrópolis, me convidou para almoçar com ele. Eu havia chegado naquele dia
de Cuba, onde, com Frei Betto, durante anos dialogávamos com os vários escalões
do governo (sempre vigiados pelo SNI), a pedido de Fidel Castro, para ver se os
tirávamos da concepção dogmática e rígida do marxismo soviético. Eram tempos
tranquilos em Cuba que, com o apoio da União Soviética, podia levar avante seus
esplêndidos projetos de saúde, de educação e de cultura. Contei que, por todos
os lados que tinha ido em Cuba, nunca encontrei favelas mas uma pobreza digna e
operosa. Contei mil coisas de Cuba que, segundo frei Betto, na época era “uma
Bahia que deu certo”. Seus olhos brilhavam. Quase não comia. Enchia-se de
entusiasmo ao ver que, em algum lugar do mundo, seu sonho de comunismo poderia,
pelo menos em parte, ganhar corpo e ser bom para as maiorias.
Qual não foi o meu
espanto quando, dois dias após, apareceu na Folha de São Paulo, um artigo dele
com um belo desenho de três montanhas, com uma cruz em cima. Em certa altura
dizia: “Descendo a serra de Petrópolis ao Rio, eu que sou ateu, rezava para o
Deus de Frei Boff para que aquela situação do povo cubano pudesse um dia se
realizar no Brasil”. Essa era a generosidade cálida, suave e radicalmente
humana de Oscar Niemeyer.
Guardo uma memória
perene dele. Adquiri de Darcy Ribeiro, de quem Oscar era amigo-irmão, uma
pequeno apartamento no bairro do Alto da Boa-Vista, no Vale Encantando. De lá
se avista toda a Barra da Tijuca até o fim do Recreio dos Bandeirantes. Oscar
reformou aquele apartamento para o seu amigo, de tal forma que de qualquer
lugar que estivesse, Darcy (que era pequeno de estatura), pudesse ver sempre o
mar. Fez um estrado de uns 50 centrímetros de altura E como não podia deixar de
ser, com uma bela curva de canto, qual onda do mar ou corpo da mulher amada. Ai
me recolho quando quero escrever e meditar um pouco, pois um teólogo deve
cuidar também de salvar a sua alma.
Por duas vezes se
ofereceu para fazer uma maquete de igrejinha para o sítio onde moro em Araras
em Petrópolis. Relutei, pois considerava injusto valorizar minha propriedade
com uma peça de um gênio como Oscar. Finalmente, Deus não está nem no céu nem
na terra, está lá onde as portas da casa estão abertas.
A vida não está
destinada a desaparecer na morte mas a se transfigurar alquimicamente através
da morte. Oscar Niemeyer apenas passou para o outro lado da vida, para o lado
invisível. Mas o invisível faz parte do visível. Por isso ele não está ausente,
mas está presente, apenas invisível. Mas sempre com a mesma doçura, suavidade,
amizade, solidariedade e amorosidade que permanentemente o caracterizou. E de
lá onde estiver, estará fantasiando, projetando e criando mundos belos, curvos
e cheios de leveza.
FONTE: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/opiniao/25871/o+comunismo+etico+de+oscar+niemeyer.shtml