APOMETRIA, NA ÓTICA DE PAI JOÃO DE ARUANDA
Podemos dizer que os estudos contemporâneos da apometria representam uma
face da magia que ressuscita?
“Embora o estardalhaço que às vezes se faz com
propagandas ilusórias e fantasiosas sobre o tema, em sua essência a apometria
deriva do magnetismo ou ressuscita práticas biomagnéticas, agora revestidas de
uma roupagem moderna. Emprega métodos equivalentes aos que foram utilizados por
magnetizadores no passado e, mais ainda, por magos antigos, não obstante
mostrem aparência diferente. Decerto a magia primordial é despida de elementos
materiais, e símbolos e fetiches, e ressurge na apometria com força e potência
consideráveis, desde que praticada sem misticismo, sem embuste e com cautela
contra o charlatanismo, que grassa nos dias atuais em quase todos os cultos.
“É claro que, muito embora certas pessoas e grupos
visem tão somente aparecer, divulgando fantasias e sua pretensa força
espiritual adquirida e teatralizada com o estalar de dedos acompanhado da
pronúncia e da evocação de nomes fantasiosos, não se pode desmerecer a simplicidade
dos métodos terapêuticos da apometria, quando praticada por pessoa idônea
embasada nos princípios espíritas. Ainda assim, deve-se ter o cuidado de não
mostrar a apometria como uma panaceia, isto é, como remédio que detém a solução
para todos os males. Fortalecida pelo ensinamento espírita e pelo bom senso de
Kardec, a apometria pode constituir ferramenta poderosa para abordar processos
mais complexos de obsessão, incluindo nesse rol os intricados problemas
envolvendo feitiços e magias feitos no passado.
“No entanto, temos de considerar que tais
abordagens devem ser feitas por indivíduos e grupos que tenham os pés no chão;
por médiuns que não delirem ante o animismo exagerado ou o misticismo
acentuado; por pessoas capazes, estudiosas, questionadoras e, acima de tudo,
comprometidas mais com a qualidade e menos com a quantidade de resultados, pois
os casos exigem acompanhamento e pesquisa criteriosa e minuciosa”.
A apometria resolve mesmo os casos de magia e enfeitiçamento ou essa é
somente uma crença sem qualquer consistência?
“A apometria, pura e simplesmente, não resolve
nada, meu filho. Ela é apenas um instrumento que pode ser utilizado por mãos
hábeis e cuidadosas, por mentes que têm o compromisso com o Cristo e seus
emissários. Por outro lado, em mãos inábeis ou inescrupulosas, não traz
resultado algum. Observo hoje algumas praticas que deturpam o sentido original
da apometria e do magnetismo, promovendo o descrédito de uma importante
ferramenta, que deveria estar a serviço das forças soberanas da vida. Sendo mal
interpretados e aplicados, os recursos que o conhecimento da apometria
proporciona valem muito pouco, se desejamos efeitos positivos e duradouros
contra os males modernos do psiquismo e das obsessões. Contudo, adequadamente
empregada, por pessoas comprometidas com os ideais do espírito Verdade – note
bem, não falei que tenham que ser espíritas, no sentido estrito do termo, mas
movidos pelos ideais nobres e sublimes que norteiam o pensamento espírita – a
técnica apométrica surge como poderoso auxiliar no tratamento de obsessões
complexas e diversos distúrbios do comportamento humano.
“Sabendo de tudo isso, convém que meus filhos que
lançam mão de tais dispositivos tenham consciência de que a apometria, em si
mesma, não é nenhuma novidade, nem ao menos visa satisfazer a curiosidade de
quem quer que seja, tampouco deve ser o instrumento principal ao se abordarem
transtornos mentais, psíquicos, obsessivos. O que resolve mesmo é o Evangelho –
entendido, estudado, mas sobretudo vivido. E, quando falo da vivência do
Evangelho, não me refiro a uma reforma íntima incompreensível, e muito menos a
algo pouco possível de ser alcançado, segundo determinados indivíduos propõem.
Refiro-me a uma mudança de rota do comportamento humano; a uma redecisão que sucede
à analise e à revisão de valores. Faço menção ao Evangelho em sua expressão
mais simples, que produz no ser humano a modificação de sua freqüência
vibratória por meio da mudança real, que se traduz em novos comportamentos,
atitudes, idéias e ações. Isso, sim, elevará a pessoa a um estado vibracional
muito mais refinado do que aquele desencadeado pela feitiçaria e pela magia
negra.
“Em suma, os recursos da apometria, aliados ao
conhecimento simples do Evangelho e a seu potencial de modificação da conduta
humana para um nível de freqüência superior, podem fazer frente aos desmandos
de magos negros e feiticeiros, com o máximo de qualidade e eficiência
possível”.
Pode-se depreender que a apometria e magnetismo fazem parte do mesmo fenômeno
e não são coisas completamente distintas, correto?
“Como disse antes, a apometria deriva do magnetismo
animal, uma vez que parte desse conhecimento ao irradiar, combinar e transmutar
energias eletromagnéticas, com o objetivo inicial de promover a descoincidência
dos diversos corpos. Após esse primeiro passo, a técnica apométrica, ainda
lançando mão de recursos do magnetismo e do conhecimento que seus agentes devem
ter, trabalha com elementais, cúmulos energéticos, força vital e irradiação do
pensamento, de forma a fazer frente aos desafios concernentes à saúde, em seu
espectro mais amplo.
“Assim como o reiki, a psicobioenergética, algumas
técnicas de massagem terapêuticas e outras terapias chamadas emergentes derivam
todos dos princípios de magnetismo animal, também a apometria, bem entendida,
consiste em uma vertente do magnetismo. Isso equivale a dizer que, sem conhecer
em detalhes a leis que regem a transmissão do fluido magnético e sua atuação na
natureza e nos diversos corpos energéticos, não se obterá nenhum resultado real
e eficaz apenas com o estalar de dedos ou a pronúncia de palavras cabalísticas
e frases incompreensíveis ou incompreendidas, inclusive por quem as profere”.
Com a apometria temos condições de enfrentar um mago negro ou um
feiticeiro com êxito ou essa técnica é apenas um acessório na prática da
antigoécia?
“Uma coisa e outra. A apometria tanto oferece uma
gama de instrumentos com que se pode enfrentar a magia negra e as causas e os
efeitos da feitiçaria moderna quanto, de maneira análoga, é um acessório
precioso ao confrontar os autores desses processos. Considerando que a
vulgarização do espiritismo trouxe a descoberto elementos que, em outros
tempos, eram conhecidos apenas no interior dos templos de iniciação - os passes
magnéticos e os espirituais em suas diversas técnicas, a água magnetizada ou
fluidificada, entre outros – há bom número de recursos que podem ser usados com
eficiência e satisfação no combate aos diferentes tipos de obsessão, debelando os
males peculiares a cada estágio da recuperação. Porém, assim, como não existe
espiritismo se magnetismo, também não existe apometria sem este. Não se podem
entender racionalmente os efeitos do tratamento espírita e apométrico sem o
conhecimento das leis do magnetismo”.
Que dizer das pessoas que pretendem fazer atendimentos apométricos co
mais de 100 casos atendidos numa só reunião?
“Absurdo! Irresponsabilidade em tratar coisas
sérias de maneira vulgar. É bom que quem assim procede saiba que com coisa séria
não se brinca”.
A apometria pode ser aplicada em consultório terapêutico ou somente no
ambiente de uma reunião mediúnica?
“Depende de qual técnica ofertada pela apometria se
deseja empregar. É muitíssimo claro que o ambiente de um consultório terapêutico
não é o local ideal ou aconselhado para tratar de processos obsessivos, com
incorporação ou manifestação de inteligências pouco esclarecidas, acompanhada
de doutrinação ou diálogo com entidades do Além. Tudo tem o seu lugar.
“Contudo, pode-se lançar mão de certos recursos
apométricos para limpeza energética, fortalecimento de campos de força e alguns
outros objetivos, contanto que não se tenha de fazer abordagem espiritual ou
mediúnica.
“De todo modo, afirmo que é preciso precaver-se
contra pessoas que iludem grande número de indivíduos, inventando mil e uma
apometrias, como, por exemplo, apometria quântica, apometria estelar ou
apometria de dinheiro. São cegos que guiam outros cegos e, em breve, cairão na
mesma cova. O uso de palavras modernas ou de modismo, de entendimento difícil e
sem sentido mesmo, especialmente quando associado a técnica que seguem um
princípio sagrado, já deve, por si só, disparar o alarme contra os
aproveitadores de plantão, sobretudo em ambientes onde se paga por tais
práticas, em que seus idealizadores não visam mais do que atrair clientela
crédula e submissa aos seus desmandos, o que denota profundo desrespeito com
questões sagradas”.
Como desmanchar ou sanar um trabalho de magia ou um feitiço através da
apometria? Poderia nos falar a respeito?
“A primeira exigência para enfrentar casos de
goécia é que o grupo esteja em regime de estudo constante e transite com
segurança por assuntos centrais da ciência espírita, tais como: perispírito,
duplo etérico e suas inúmeras propriedades; chacras, centros de força e
enfermidades associadas aos corpos energéticos e espirituais; particularidades
de fenômeno mediúnico e da comunicação em geral; tipos de obsessão e síndromes
espíritas, segundo as várias classificações; magnetismo animal e ferramentas
terapêuticas disponíveis. Além disso, deve conhecer relativamente bem feitiços,
mandigas, elementais e orixás – entendidos como vibrações da natureza – entre
outros tópicos que oferecem subsídios para lidar com situações complexas da
problemática obsessivas. Eis apenas alguns dos temas que precisam integrar o
quadro de estudos regular da equipe de médiuns, a fim de que possam identificar
e lançar mão da ferramenta apropriada, sem dar margem a idéias místicas e
ilusórias.
“Simultaneamente, quando há sensitivos genuínos e
cuja sensibilidade faculta abordar o caso desta maneira, é um bom recurso a
evocação direta das entidades ligadas aos consulentes que procuram apoio e
socorro na casa espírita.
“Durante a reunião em si, em que se abordam os
espíritos envolvidos, é preciso se valer de alguns princípios, como a lei do
ritmo e da harmonia, que permeia ou rege desde os comandos e vibrações até as
transferências magnéticas, mas tem na música natural, não mecânica, seu
principal instrumento ou aliado, seu ponto alto. A música entoada adequadamente
favorece a ruptura de campos de força de baixa vibração, erigidos por entidades
conhecedoras do assunto, tanto quanto a formação de uma egrégora propícia, pois
ajuda a mobilizar o pensamento de todos em torno do objetivo do trabalho.
Cantar arregimenta fluidos em virtude do importante envolvimento emocional que
suscita, além de auxiliar muitíssimo na concentração, uma vez que a maior parte
dos médiuns não tem a destreza ou a disciplina mental de permanecer minutos e
horas com a atenção totalmente voltada para a atividade – aptidão, ainda por
cima. Não estimulada em meio à agitação do mundo atual.
“A evocação deve ser um recurso usado com
freqüência, entre outros motivos porque nessas reuniões geralmente se faz necessária
a presença de pais-velhos, de experientes guerreiros indígenas e iniciados
antigos, que detêm conhecimento mais avançado detalhado da magia e da
feitiçaria.
“Um dos recursos a que se pode recorrer, caso haja
quem saiba empregá-lo – pois exige cautela e uma série de cuidados – é a
projeção da entidade responsável pelo feitiço ou magia antiga até o passado
remoto, fazendo-o regressar ao tempo de sua iniciação. Nessa hipótese, tanto o
dirigente ou o operador quanto o médium utilizado precisam ter razoável
conhecimento do assunto e o máximo de informação sobre esses temas, sobretudo
porque o cérebro do sensitivo encarnado comumente reveste os pensamentos e
idéias do espírito com figuras e imagens nem sempre fiéis à realidade, levando
ambos ao engano, e, por conseguinte, o grupo. Ocorre que a dilatação do fator
tempo dificulta a comunicação mediúnica e favorece a confusão, pois entram em
cena fatores como disparidades culturais e falta de familiaridade com o
contexto histórico e social no qual a trama se desenrola. Isso quando não se dá
a mistificação de um e outro lado da vida, a qual deve ser abordada com
serenidade e firmeza, observando-se os preceitos que a codificação espírita
traz a esse respeito.
“Nunca é demais reiterar que um aspecto crucial no
tratamento ou na abordagem do processo de enfeitiçamento é a participação da
chamada vítima ou alvo mental, que deve empregar todos os meios a seu dispor a
fim de modificar sua vibração ou emanação energética, por meio da mudança dos
hábitos mentais e emocionais”.
Extraído do livro “MAGOS NEGROS”Pelo Espírito Pai João de Aruanda
Psicografia de Robson Pinheiro