Os Fluidos
Projeto Reler
“... e quando semeias, não semeias o corpo que
há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente. Mas
Deus dá o corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo
apropriado. Nem toda carne é a mesma; porém uma é a carne dos homens, outra a
dos animais, outra a das aves, outra a dos peixes. Também há corpos celestiais
e corpos terrestres; e, sem dúvida, uma é a glória dos celestiais e outra, a dos
terrestres. Uma é a glória do sol, outra a glória da lua, outra a das estrelas;
porque até entre as estrelas há diferenças de esplendor” - (I
Coríntios, cap. 15 - 37 a 41).
CONSIDERAÇÕES
Um dos grandes mistérios que a Ciência humana
procura esclarecer é o da existência de uma matéria básica universal, capaz de
servir como ponto de partida para a origem dos elementos físicos conhecidos.
Embora pesquisadores em todo o mundo tenham se empenhado no estudo da estrutura
íntima dos átomos, ainda não se conseguiu encontrar esse elemento básico
primitivo. Acredita-se que o Universo, em seu lado material, tenha uma idade
calculada aproximadamente entre 9 e 16 bilhões de anos. Estudos modernos
afirmam que no princípio todos os elementos materiais estavam reunidos num só
“ponto”, sob uma pressão incalculável. Num dado momento, esse ponto teria
explodido, dispersando matéria pelo espaço, dando origem às nebulosas, aos
sistemas estelares, aos planetas e aos astros. O Universo, de acordo com a
física moderna, continua a se expandir e não se sabe até quando continuará
neste processo. A Ciência entende que, encontrando o elemento material
primitivo, estaria frente à solução de muitos mistérios sobre a origem das
coisas. No século XIX, quando começaram as manifestações dos Espíritos, eles
revelaram uma teoria onde explicavam de forma racional a origem das coisas
materiais e espirituais. Diziam que havia por toda a Criação um elemento
primitivo etéreo, denominado “fluido universal”, e que todos os elementos
materiais conhecidos seriam formas modificadas deste fluido. Alguns cientistas
no passado pesquisaram a matéria básica, também denominada “éter”, mas não
conseguiram convencer os meios científicos de sua existência. A Ciência não
podia compreender a presença, no espaço, de uma matéria tão sutil que não fosse
detectada pelos instrumentos existentes. O Espiritismo, através dos fenômenos
de efeitos físicos, demonstrou a existência do fluido universal, base de todos
os elementos materiais.
FLUIDO UNIVERSAL
O fluido universal é a matéria básica
fundamental de todo o Universo material e espiritual, a matéria elementar
primitiva. É altamente influenciável pelo pensamento (que é uma forma de
energia), podendo se modificar, assumir formas e propriedades particulares. A
ação do Pensamento Divino sobre o fluido universal deu origem às nebulosas, aos
sistemas estelares, aos planetas e astros. É nessa matéria fluídica que o
Criador executa o plano existencial. O fluido universal preenche todo o espaço
existente entre os mundos. Por meio dele viajam as ondas do pensamento, do
mesmo modo que as ondas sonoras se projetam na camada atmosférica.
Em torno dos planetas, o fluido universal
apresenta-se modificado. A presença da vida no orbe impõe-lhe características
especiais, pois que é alterado pela atividade mental dos habitantes. Assim, nos
mundos mais primitivos, o fluido universal que os circunda apresenta-se escuro
e pesado. Nos mundos mais civilizados, a atmosfera espiritual é mais leve e
luminosa. Para melhor compreensão, pode-se dizer que esse princípio elementar
tem dois estados distintos: o da imponderabilidade ou de eterização (estado
normal primitivo), e o de ponderabilidade ou de materialização. Ao primeiro
estado pertencem os fenômenos do mundo invisível e ao segundo os do mundo visível.
Logicamente entre os dois pontos existem inúmeras formas intermediárias de
transformação do fluido em matéria tangível. No estudo deste importante assunto
poderemos entender a origem de muitas afeções do ser humano e os fundamentos da
fluidoterapia, largamente empregada nos centros espíritas, na profilaxia e
tratamento das enfermidades físicas e espirituais.
“No estado de eterizarão, o fluido universal não
é uniforme; sem cessar de ser etéreo, passa por modificações tão variadas em
seu gênero, e mais numerosas talvez, do que no estado de matéria tangível. Tais
modificações constituem fluidos distintos que, se bem sejam procedentes do
mesmo princípio, são dotados de propriedades especiais, e dão lugar aos
fenômenos particulares do mundo invisível. Uma vez que tudo é relativo, esses
fluidos têm para os Espíritos, que em si mesmo são fluídicos, uma aparência
material quanto a dos objetos tangíveis para os encarnados, e são para eles o
que para nós são as substâncias do mundo terrestre; eles as elaboram, as combinam
para produzir efeitos determinados como o fazem os homens com seus materiais,
embora usando processos diferentes” - (Allan Kardec - A Gênese, cap.
XIV, item 3).
FLUIDO VITAL
Os Espíritos afirmam que uma das modificações
mais importantes do fluido universal é o fluido vital. Ele é o responsável pela
força motriz que movimenta os corpos vivos. Sem ele, a matéria é inerte.
Podemos dizer que ele é responsável pela animalização da matéria, pois, segundo
os Espíritos, a vida é resultado da ação de um agente sobre a matéria. Esse
agente é o fluido vital. É ele que dá vida a todos os seres que o absorvem e
assimilam. A matéria sem ele não tem vida assim como ele sem a matéria não é vida.
Quando os seres orgânicos perdem a vitalidade, por ocasião da morte, a matéria
se decompõe formando novos corpos e o fluido vital volta à massa, ao todo
universal, para novas combinações e utilizações no Universo. Cada ser tem uma
quantidade de fluido vital, de acordo com suas necessidades. As variações
dependem de um série de fatores. Allan Kardec nos instrui sobre o assunto
em O Livro dos Espíritos, pergunta 70:
“A quantidade de fluido vital não é a mesma em
todos os seres orgânicos:
varia segundo as espécies e não é constante no
mesmo indivíduo, nem nos vários indivíduos de uma mesma espécie. Há os que
estão, por assim dizer, saturados de fluido vital, enquanto outros o possuem
apenas em quantidade suficiente. É por isso que uns são mais ativos, mais enérgicos,
e de certa maneira, de vida superabundante.
A quantidade de fluido vital se esgota. Pode
tornar-se incapaz de entreter a vida, se não for renovada pela absorção e
assimilação de substâncias que o contêm.
O fluido vital se transmite de um indivíduo a
outro. Aquele que o tem em maior quantidade pode dá-lo ao que tem menos, e em
certos casos fazer voltar uma vida prestes a extinguir-se”.
Estudando esses fundamentos à luz do
Espiritismo, chegamos à compreensão de muitas coisas simples que nos pareciam
complicadas e irreais, como por exemplo a citação de Moisés na Bíblia sobre a
origem do homem. Diz ele: “ Deus formou o corpo do homem do limo da terra e lhe
deu uma alma vivente à sua semelhança”. Ele estava certo, pois queria dizer que
o corpo material era formado dos mesmos elementos que tinham servido para
formar o pó da terra. A “alma vivente à sua semelhança” é o princípio
inteligente ou espiritual retirado da essência divina, fazendo grande distinção
entre o material e o espiritual.
O homem pode manter o equilíbrio de sua saúde
vital através da alimentação, da respiração de ar não poluído e, acima disso,
mantendo uma conduta mental sadia. O Princípio vital é a lei que rege a
existência do fluido vital.
ATMOSFERA FLUÍDICA
“Os maus pensamentos corrompem os fluidos
espirituais, como os miasmas deletérios corrompem o ar respirável” - (Allan
Kardec - A Gênese, cap. XIV, item 16).
Vimos que o pensamento exerce uma poderosa
influência nos fluidos espirituais, modificando suas características básicas.
Os pensamentos bons impõem-lhes luminosidade e vibrações elevadas que causam
conforto e sensação de bem estar às pessoas sob sua influência. Os pensamentos
maus provocam alterações vibratórias contrárias às citadas acima. Os fluidos
ficam escuros e sua ação provoca mal estar físico e psíquico.
Pode-se concluir assim, que em torno de uma
pessoa, de uma família, de uma cidade, de uma nação ou planeta, existe uma
atmosfera espiritual fluídica, que varia vibratoriamente, segundo a natureza
moral dos Espíritos envolvidos.
À atmosfera fluídica associam-se seres
desencarnados com tendências morais e vibratórias semelhantes. Por esta razão,
os Espíritos superiores recomendam que nossa conduta, nas relações com a vida,
seja a mais elevada possível. Uma criatura que vive entregue ao pessimismo e
aos maus pensamentos, tem em volta de si uma atmosfera espiritual escura, da
qual aproximam-se Espíritos doentios. A angústia, a tristeza e a desesperança
aparecem, formando um quadro físico-psíquico deprimente, que pode ser
modificado sob a orientação dos ensinos morais de Jesus.
“A ação dos Espíritos sobre os fluidos
espirituais tem conseqüências de importância direta e capital para os
encarnados. Desde o instante em que tais fluidos são o veículo do pensamento;
que o pensamento lhes pode modificar as propriedades, é evidente que eles devem
estar impregnados das qualidades boas ou más, dos pensamentos que os colocam em
vibração, modificados pela pureza ou impureza dos sentimentos” - (Allan
Kardec - A Gênese, cap. XIV, item 16).
À medida que cresce através do conhecimento, o
homem percebe que suas mazelas, tanto físicas quanto espirituais, é diretamente
proporcional ao seu grau evolutivo e que ele pode mudar esse estado de coisas,
modificando-se moralmente. Aliando-se a boas companhias espirituais através de
seus bons pensamentos, poderá estabelecer uma melhor atmosfera fluídica em
torno de si e, consequentemente, do ambiente em que vive. Resumindo, todos
somos responsáveis pelo estado de dificuldades morais que vive o planeta
atualmente.
“Melhorando-se, a humanidade verá depurar-se a
atmosfera fluídica em cujo meio vive, porque não lhe enviará senão bons fluidos,
e estes oporão uma barreira à invasão dos maus. Se um dia a Terra chegar a não
ser povoada senão por homens que, entre si, praticam as leis divinas do amor e
da caridade, ninguém duvida que não se encontrem em condições de higiene física
e moral completamente outras que as hoje existentes” - (Allan Kardec -
Revista Espírita, Maio, 1867).
O PERISPÍRITO
Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo
espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual” - (Coríntios I,
cap. 15, versículo 44). Sabe-se que a alma é revestida por um envoltório ou
corpo fluídico, chamado perispírito, constituído das modificações do fluido
universal. É, por assim dizer, uma condensação do fluido cósmico em redor do
foco de inteligência ou alma, deduzindo-se daí que o corpo perispiritual e o
corpo humano têm sua fonte no mesmo fluido, posto que sob dois estados
diferentes. O perispírito, ou corpo astral, pode ser definido como um veículo
intermediário entre o Espírito e a matéria. É o agente das sensações externas.
Paulo de Tarso, na Bíblia, chamou-o corpo espiritual. O Espírito, quando
encarnado, não age diretamente sobre os corpos materiais. Sua natureza abstrata
não o permite. O perispírito é o laço que serve de elo entre ambos, pois,
enquanto de um lado sofre a influência do pensamento, do outro exerce contato
com a matéria. É o perispírito quem transmite as ordens conscientes e
inconscientes do Espírito para a atuação do corpo físico. No sentido contrário,
o corpo astral leva as sensações captadas pelo corpo físico à apreciação da
alma. a) Constituição do perispírito O corpo espiritual é de natureza
semimaterial, constituído de uma modificação do fluido universal do orbe onde o
Espírito está encarnado. A estrutura do perispírito varia de mundo para mundo.
Quanto mais evoluído é o planeta, mais sutil é o corpo fluídico dos que nele
vivem. O perispírito modifica-se de acordo com a evolução do Espírito. Isso se
dá por causa da influência do pensamento da entidade, na estrutura molecular do
corpo espiritual. Diz Allan Kardec, em O Livro dos Espíritos, pergunta 182: “À
medida que o Espírito se purifica o corpo que o reveste aproxima-se igualmente
da natureza espírita”.
O perispírito não é uma massa homogênea. Possui
órgãos como o corpo físico e centros vitais, por onde são absorvidas as
energias espirituais. Segundo as provas que certos Espíritos devem passar em
suas encarnações, o corpo astral poderá exercer influência na formação do corpo
carnal, dando origem a enfermidades ou anomalias orgânicas. O perispírito é
altamente plasmável. Quando o Espírito está em liberdade, pode mudá-lo de forma
pela ação da sua vontade. Esta propriedade explica as freqüentes referências às
aparições de seres angelicais e demoníacos, narradas na história da humanidade.
As aparições de Espíritos são chamadas
“materializações”. Nesses fenômenos, o que se vê é o perispírito da criatura
manifesta e não o Espírito, como pensam alguns. b) Funções do perispírito
Quando migra de um mundo para outro, o Espírito troca de perispírito como se
trocasse de roupa, pois seu corpo espiritual é formado de uma variação do
fluido universal, existente em torno do planeta onde encarna. O corpo fluídico
reflete as experiências da entidade, mas não é a sede da memória. O perispírito
registra as experiências vividas pela criatura e as envia ao “sensorium comune”
do Espírito (que é o próprio Espírito), arquivo definitivo de todas as
passagens da entidade pelo processo evolutivo. Sabe-se que os fluidos são o
veículo do pensamento do Espírito e que este pode imprimir naqueles as características
que lhe aprouver, com a força de sua vontade, exercendo sobre a matéria a ação
resultante desta atuação. É através do perispírito que se dá essa ação na
matéria. Funciona, portanto, como uma esponja que absorve do meio as emanações
fluídicas boas ou más existentes nele. Deduz-se daí a origem de certos
processos de enfermidades, como também compreende-se os mecanismos da cura
através da fluidoterapia. O perispírito tem importante papel nos fenômenos
psicológicos, fisiológicos e patológicos. Quando a Medicina humana der abertura
aos conhecimentos da Ciência Espírita, ela abrirá novos horizontes para uma
abordagem e um tratamento mais completos das moléstias orgânicas e psíquicas. O
Espiritismo contribuirá com as técnicas de manipulação das energias para
revitalizar o corpo astral e fornecerá elementos morais educativos, necessários
ao equilíbrio definitivo do ser.
“O perispírito dos encarnados é de natureza
idêntica à dos fluidos espirituais, e por isso os assimila com facilidade, como
a esponja se embebe de líquido. Esses fluidos têm sobre o perispírito uma ação
tanto mais direta, quanto, por sua expansão e por sua irradiação, se confunde
com eles” - (Allan Kardec - A Gênese, cap. XIV, item 18).
PROJETO RELER - INFORMAÇÕES ESPÍRITAS E CULTURAIS
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