segunda-feira, 10 de junho de 2013

Personalidades do Passado


Personalidades do passado.


                As memórias ocultas nos corpos sutis, quando positivas chamamos de “personalidades alimentadoras, mentoras, guias”, etc. Procuram influenciar e inspirar a consciência encarnada, ego, para as realizações positivas.

                Quando negativos são as famosas “auto- obsessões”, personalidades omissas, vingativas, rancorosas,etc. Criam confusões, destroem relacionamentos afetivos, estimulam vícios  dificultam aprendizado, reagem, frustram, interferem, etc. Boicotam profissões, criam dificuldades de toda ordem.

                Desarmonizam o psiquismo, prejudicam a saúde, e muitas vezes levam a diagnósticos de doenças mentais e físicas muito graves. Geralmente são mais inteligentes que a personalidade encarnada, chegando a levar o encarnado a comprometer seu processo evolutivo.

                Entender os corpos e seus atributos é muito importante no trabalho  Apométrico,  pois é buscando esta parte viva, embora inconsciente, perdida no tempo e no espaço, é que atua a Apometria.

                Do livro “O Despertar do Espirito” de  Joanna  de  Angelis.  Psicografado por Divaldo Franco.

“A própria personalidade, não poucas vezes, apresenta-se fragilizada, fragmenta-se e da surgimento a vários “eus” que ora se sobrepõe ao ego, ora se caraterizam como identidade dominante”.

                André Luiz em “Mecanismos da Mediunidade” no capitulo sobre Obsessão e Animismo. Psícografado  por Xico Xavier.

“Frequentemente, pessoas encarnadas, exprimem a si mesmas, a emergirem das subconsciências nos trajes mentais em que se externavam noutras épocas…”

FONTE: http://www.apometriasr.com.br/apometriasr/arquivos/245

Personalidades Virtuais


Causas Geradoras das Personalidades Virtuais

Como causas geradoras dessas desarmonias, temos uma vasta lista de possibilidades e, muitas, tem início muito antes da concepção e estão ocultadas nas profundezas da consciência, tendo suas raízes encravadas em existências passadas, e que forçadas pela necessidade evolutiva, um dia, brotam eclodindo na superfície, desestruturando a personalidade.

Dentre essas causas ocultadas, temos a raiva, o ódio, as mágoas e os ressentimentos reprimidos e a impotência diante das humilhações vivenciadas, que pela impossibilidade de desforra e drenagem desses conteúdos no momento, acabam por cair no esquecimento ou são então ocultadas.

Existem também, as vivências agradáveis e prazerosas, onde não faltaram os recursos materiais, prazeres mundanos, poder e prestígio social, intelectualidade e influência, gerando intensos apegos, da mesma forma, proporcionadores das desarmonias espirituais.

E por causa desses recalques e apegos, muito antes da encarnação, o ser já tem formadas ou em formação, algumas Personalidades Virtuais, que como bombas de efeito retardado, aguardam o momento oportuno, para explodir, desagregadoras, acordadas pelos mais diversos estímulos.
E ao invés de estarem cooperando com sua experiência junto a nova encarnação, rebeladas, afastam-se da mesma. Na linha de perturbação, formada por afinidade, a personalidade mais forte se torna dominante, revoltando-se contra a parte encarnada, dando origem à AUTO-OBSESSÃO, que ocupa lugar avantajado na escala das desarmonias psíquicas.

Não podendo ter o que tinha antes, nem ser o que havia sido, julga-se injustiçada, retirando-se e retirando as demais que lhe são afins, do eixo encarnatório, gerando graves prejuízos à Personalidade Real, drenando e desperdiçando energias que são canalizadas para outros fins, desviando-as de sua verdadeira finalidade.
FONTE: http://aguardia.blogspot.com.br/2007/11/causas-geradoras-das-personalidades.html

O QUE É APOMETRIA


O que é Apometria

O Criador
Dr. José Lacerda de Azevedo Tinha formação e vivência espírita desde a juventude.
Nas artes, sem nunca ter exposto, pintou diversos quadros com real valor artístico.
Casou-se em 1947, com sua prima, Sra. Iolanda Lacerda de Azevedo, mulher de grandes virtudes, médium dedicada e caridosa. O convite do Sr. Conrado Ferrari para assistir à demonstração de Hipnometria, dirigida pelo Dr. Luiz Rodrigues, no Hospital Espírita de Porto Alegre, foi a partida para que o Dr. LACERDA, homem de rara genialidade, desenvolvesse e fundamentasse cientificamente a APOMETRIA.


Hipnometria
Essa técnica consistia na aplicação de pulsos magnéticos concentrados e progressivos no corpo astral do paciente, ao mesmo tempo que, por sugestão, comandava o seu afastamento para o plano espiritual.


O Inspirador da Apometria
Dr. Luiz Rodrigues Farmacêutico/bioquímico, natural de Porto Rico, radicado no Rio de Janeiro. Quem primeiro experimentou no Brasil o desdobramento induzido por um operador encarnado.

No Hospital Espírita de Porto Alegre (HEPA) Em 1965, o Dr. Luiz Rodrigues demonstrou sua técnica em Porto Alegre, durante palestra no HEPA, então presidido pelo Sr. Conrado Rigel Ferrari. O Dr. Luiz Rodrigues não era espírita e dele não mais se tive notícias até seu desencarne.

O termo Apometria
APOMETRIA Do grego, “apo” = além de, separar e “metron”, medida. Por entender que o termo Hipnometria era impróprio por dar a idéia de hipnose, que não tem  ualquer relação com as técnicas de APOMETRIA. Representa o clássico desdobramento entre o corpo físico e os corpos espirituais do ser humano. Não é propriamente mediunismo, é apenas uma técnica de separação desses componentes.

O êxito da Apometria reside na utilização da faculdade mediúnica para entrarmos em contato com o mundo espiritual da maneira mais fácil e objetiva, sempre que quisermos. Embora não sendo propriamente uma técnica mediúnica, pode ser aplicada como tal, toda vez que desejarmos entrar em contato com o mundo espiritual.

“ Apometria é uma técnica que permite com razoável facilidade, a um grupo de médiuns treinados, a indução para estados de desdobramento dos corpos mediadores; em especial o etérico, o astral e o mental. É também importante ferramenta de criação de campos de força. Não basta somente o conhecimento da técnica em si, mas é fundamental a egrégora que se forma durante os trabalhos, pois, é proveniente de cada elo da corrente a sustentação mental para que “o lado de cá” possa agir em padões vibracionais , que normalmente exigiriam grande despendio de energia e esforço das falanges socorristas, que dão apoio a esses trabalhos de cura desobssessivos.”

Física Quântica na Apometria Aplicação na Apometria
A teoria da Relatividade desenvolvida por Albert Einstein, chegou à conhecida relação:
E = m.c2 (Energia é igual a massa, vezes o quadrado da velocidade da luz) ou m = E / c2 (matéria é igual a Energia dividida pelo quadrado da velocidade da luz).
Por onde se pode concluir que a matéria é formada por energia condensada.
Assim sendo, é fácil se verificar que os diversos estados da matéria, desde o sólido até a matéria espiritual quintessenciada são formas diferenciadas de energia em níveis vibratórios cada vez mais elevados, e que, podendo a energia atuar sobre a energia, no estado espiritual, é a mente, através do pensamento impulsionado pela vontade, a grande moduladora das formas e das ações.


O pensamento irradia-se em todas as direções a partir da mente, por meio de corpúsculos mentais energéticos. Quando devidamente potencializado através de uma mesa mediúnica e canalizado através de um médium ao Mundo Espiritual, dado o grande potencial energético do mundo material, poderá ser modulado pelos espíritos do Bem, Mentores, etc, realizando ações e produzindo efeitos notáveis.

O comando do dirigente por meio de pulsos cumulativos de energia cósmica, por ele e pela mesa, atraída e somada às energias vitais do próprio corpo, passa ao Plano Astral – e, em conformidade com as descobertas e revelações da Física Quântica, transformadas as freqüências vibratórias em massa magnética, atua de maneira decisiva sobre os espíritos a eles dirigida. A Apometria e a Física Quântica confundem-se no estudo e aplicação dos limites da matéria, lá onde o material e o espiritual se confundem, lá onde a matéria feita energia e a energia feita espírito convivem em perfeita harmonia e interação. A Apometria ao adotar as leis da Física Quântica nas suas técnicas e procedimentos, com ela se identifica, fazendo a perfeita harmonização do conhecimento com o amor.

CAMINHO DE DENTRO


O CAMINHO DE DENTRO

Por Dalton Roque

São muitas as opções, são muitos os caminhos, uns mais rápidos outros mais lentos, cada um adequado a um perfil evolutivo e a cada consciência.

São tantas religiões, tantos credos, filosofias, cursos, linhas diferentes, organizações e institutos.

Cada um diz que é o melhor, mas é claro, diz quem o escolheu e se assim o fez é porque tem mais empatia com ele. Quem é que pode dizer que o azul é mais bonito do que o amarelo? Que a Física é mais importante do que a Matemática ou que o coração é mais importante do que o cérebro?

Afinal, onde fica o livre arbítrio como opção gratuita dada por Deus?

Encontramos místicos, esotéricos, exotéricos, filósofos, parapsicólogos, projeciólogos, religiosos, conscienciólogos, mentalistas, metafísicos e quaisquer outras opções que se encontrem ou que queiram inventar, e afinal o ser humano não tem o livre direito de escrever o seu pensar, agir, acreditar, duvidar e questionar, ou terá sempre que ouvir a crítica áspera, arrogante e "superior" do outro de que a linha dele é a "melhor"?

As pessoas não têm a mesma cultura, entendimento, interpretação, visão, sentimento ou nível de consciência. Cada um irá se encaixar num "universo" que simpatiza e bem aceita. Não existe o melhor nem o pior, e esta é uma comparação efêmera presa à dimensão quadridimensional. Mudando a dimensão, muda-se a realidade do observador.

O caminho verdadeiro não está fora nem em lugar nenhum, mas dentro de si mesmo com as convicções íntimas de sua alma. O verdadeiro caminho é o CAMINHO DE DENTRO.

Não adianta reclamar, esbravejar nem "espumar" condenando quem quer que seja. O ser humano tem até o direito de errar, dado por Deus.

É natural que, com o passar do tempo, vá havendo um progresso consciencial e, assim, irão surgindo encarnações de seres com conhecimentos e idéias mais arejadas e avançadas do período intermissivo * e manifestando-as aos poucos, aqui na Terra.

Irão surgindo gradualmente novos cursos, idéias, teorias, conceitos, hipóteses, práticas, ciências, livros, matérias, artigos, home pages, e não há força no universo que possa parar ou desacelerar este processo. E tem mais: os novos conhecimentos são melhores, mais aperfeiçoados e mais avançados. É a força natural da evolução e não adianta ninguém tentar ficar eternamente cristalizado num autor, médium, ou numa série de livros, ordem esotérica, filosófica ou numa idéia empacotada.

O caminho de dentro não possui receita padrão nem fórmula, é o caminho de pleno discernimento consciencial que abrange amplamente todas as inteligências e vivências humanas e espirituais. É o caminho da autoconfiança, do equilíbrio, da ponderação, do omniquestionamento, da omniexperimentação, da auto-estima elevada, da fraternidade incondicional que derruba fronteiras, sectarismos, bairrismos, separativismos, bandeiras, rótulos, medidas, pacotes, dimensionamentos e conceitos pré-concebidos.

O melhor caminho é o caminho de dentro, que você se afiniza e que lhe faz feliz sem prejudicar a ninguém.

Paz e Luz


Notas: * Período intermissivo: Período entre vidas, no qual o espírito fica desencarnado avaliando a experiência da vida que passou e encetando novos projetos para as vidas futuras na carne. O Espiritismo chama isso de período na Erraticidade ou Espaço entre vidas.

FONTE: http://www.consciencial.org/textos/78-mensagens-poemas-contos-oracoes-humor/555-o-caminho-de-dentro.html

AUTOESTIMA


AUTOESTIMA
Por Silvia Helena Visnadi Pessenda
 
O que é a autoestima? Por que ela é de importância capital em nossa vida? Quais são os sinais característicos da baixa autoestima? Como desenvolver uma autoestima mais elevada? Quais os benefícios que esta pode nos trazer?
 
 A autoestima – definida como a aceitação que o indivíduo tem de si mesmo[1] – é um conjunto de crenças que alimentamos em relação a nós mesmos, influenciando, consideravelmente, a maneira de nos percebermos interna e externamente. Representa, assim, algo de importância capital em nossa vida, porque essa percepção particular, que tanto pode ser positiva como negativa, tende a nos conduzir a muitas vitórias ou a vários fracassos e derrotas.

Entretanto, em várias situações, podemos constatar que esse ponto de vista que cada um tem de si, nem sempre, corresponde à realidade. Como exemplo, temos o complexo de inferioridade que se manifesta em certos jovens. Alguns deles alimentam uma autodesvalorização tão intensa, sentindo-se feios ou inferiores, em virtude de características que não aceitam em si mesmos: um sinal, estatura, cabelo, forma física, temperamento. Com isso, admiram artistas, sonham com os cabelos, nariz, forma física e carisma dos outros, sem conseguirem perceber que também possuem suas próprias qualidades, inteligência e beleza.

No aspecto físico, a pessoa com baixa autoestima tende a ter uma aparência desleixada, postura curvada, olhar sem brilho e para baixo, obesidade, voz vacilante, falta de higiene etc. Psicologicamente, ela pode ser medrosa, insegura, impaciente, ansiosa, ingênua, tímida, envergonhada, bem como apresentar dificuldades em seus relacionamentos, não conseguir fazer-se respeitar pelos outros e possuir os mais variados tipos de compulsões: bebida, comida, sexo, trabalho...

A baixa autoestima provém de vários fatores. Em se tratando apenas da presente existência, na maioria dos casos, é decorrente de um deficiente desenvolvimento psicológico, na infância e na adolescência.

A Doutrina Espírita, porém, ensina que todos os espíritos, em decorrência das encarnações anteriores, quando nascem, já trazem sua própria bagagem espiritual, cujo conteúdo é variável para cada um deles. Aqueles que vivenciaram situações difíceis e traumatizantes, por certo, serão as crianças e os jovens com problemas mais complexos a serem resolvidos, requisitando, dos pais, maior cota de paciência, compreensão e conhecimentos. E, infelizmente, nem sempre estes conseguem perceber, em tempo hábil, a melhor maneira de orientar o reequilíbrio mental e emocional de seus filhos. Outros espíritos, por possuírem uma bagagem existencial mais amena, não apresentam tantas dificuldades íntimas, e, com isso, conseguem sustentar sua autoestima em nível mais elevado. Decerto conhecemos lares em que algumas crianças são, intimamente, muito mais saudáveis que os próprios irmãos. 

Mas ainda é bastante grande a resistência por parte das pessoas quanto à conscientização dos problemas psicológicos que, porventura, carregam. No entanto, tal questão deveria ser tratada, e resolvida, com a maior naturalidade. Vamos com facilidade a um médico quando estamos doentes fisicamente, porém, em nossas dificuldades íntimas, tendemos a menosprezar, por orgulho ou falta de percepção, a ajuda que um profissional especializado pode nos proporcionar nesse sentido.

O escritor espírita Jason de Camargo, na obra EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS, apresenta considerações bastante úteis no tocante à manutenção de autoestima propiciadora de uma vida mais feliz, equilibrada e saudável. Suas sugestões falam sobre a importância:

1.   do autoconhecimento:

O autoconhecimento é de grande valia para o nosso aperfeiçoamento. Uma análise serena e honesta sobre nós próprios levantará os pontos que merecem ser modificados. [2]         

Apesar de nossa aptidão para analisar o mundo atual e comentar sobre ele, nos embaraçamos quanto à compreensão de nosso mundo íntimo. Assim, por resistirmos em reconhecer muitas das fragilidades e limitações que ainda possuímos, mal conseguimos falar de nossos pensamentos e sentimentos mais íntimos, mal sabemos quem realmente somos.

2.   da autoaceitação:

Aceite-se como é – cada encarnação tem razões ponderáveis e você descobrirá valores significativos em si próprio. Não queira ser outra pessoa. Valorize mais os pontos positivos que você possui. [2]     

A autoaceitação consiste na liberdade de ser, de pensar e de agir, porém, com consciência elevada. Com isso, controlamos melhor nossa própria vida, porque nos livramos da dependência doentia da consideração e aprovação alheias.

Muitos são os indivíduos que esperam as outras pessoas valorizarem neles aquilo que nem eles próprios conseguem reconhecer em si. Mas o certo é que, quem se subestima, sempre precisa de um outro alguém ao seu lado para validar sua pessoa. E quando não obtém aquilo que suas expectativas anseiam, acaba por se sentir, emocional e moralmente, diminuído.

Não é orgulho alimentar uma autoaceitação genuína e profunda, porque quando ela se alia à autoestima, mais eficientemente nutrimos sentimentos de vivacidade e contentamento, mais respeitamos nossa própria individualidade. Tanto isso é uma realidade que, no Evangelho de Mateus (13:44), Jesus assim se pronuncia: “O Reino dos Céus é semelhante a um tesouro escondido no campo; o qual certo homem, tendo-o achado, escondeu. E, transbordante de alegria, vai, vende tudo o que possui e compra aquele campo.”  [3] 

É bastante estimulante vivenciar a alegria de encontrar “tesouros” – às vezes, tão escondidos! – no próprio íntimo. Contudo, uma autoestima elevada nos permite transitar pela existência com maior satisfação.

3.   do autoamor

Ame-se – o próprio Cristo disse que nós deveríamos amar o próximo como a nós mesmos. Deus não escolhe a quem amar. Ele ama a todos e você é uma centelha divina do Criador. Portanto, ame a si e ao seu semelhante.  [2] 

De pouca importância será nossa posição social, ou nossos bens e conhecimentos, ou, ainda, nossa aparência física, se não acreditarmos em nós mesmos, se não cultivarmos o autoamor. Se não alimentarmos nossa própria dignidade, permitiremos que os outros falem, decidam e vivam por nós!

Não existe nada mais triste do que passar toda uma existência sem se dar o devido amor e respeito. E, por que disso? Porque se não nos respeitarmos, quem nos respeitará? Se não nos amarmos, quem nos amará? Quando nos respeitamos e nos amamos plenamente, mostramos aos outros como eles devem nos tratar. Traduzindo isso em outras palavras: devemos esperar dos outros a mesma dignidade que damos a nós mesmos.

4.   da fé

A fé é certeza – fique sempre do lado da confiança em si mesmo. A dúvida abre brechas psíquicas de incerteza, e isso poderá desmoronar seus objetivos de progresso. [2]

A baixa autoestima sempre nos inclina às escolhas inadequadas e a um persistente sofrimento íntimo, porque, mais veementemente, passamos a tomar decisões movidos pela insegurança e pelos mais variados tipos de medos: da solidão, de sermos incapazes, da opinião alheia.

Uma autoestima elevada favorece a autoconfiança e uma visão mais positiva e consistente de nossa própria realidade, nos impelindo à busca de maiores níveis de excelência e de felicidade em nosso dia a dia. 

O apóstolo Paulo, em sua Primeira Epístola aos Tessalonicenses (2:4), assim sintetiza a essência da autoconfiança: “Assim falamos, não para que agrademos a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração.”  [3] 

5.   dos pensamentos

Tudo provém dos pensamentos – procure ficar do lado dos pensamentos construtivos e saudáveis, e eles o levarão para portos mais seguros. Substitua os pensamentos negativos por outros mais positivos. [2]

Se acreditarmos que, apesar de nossos medos e limitações, merecemos o bem e a plenitude íntima, certamente, nos empenharemos nessa conquista.

6.   dos bons hábitos        

Cultive bons hábitos – habitue-se a ter seus momentos de paz diariamente. Leia o Evangelho, medite sobre seu conteúdo, faça uma prece profunda e prossiga com otimismo na vida.   [2]

7.   da perseverança

Perseverança – persevere na direção da autoestima saudável, e ela virá progressivamente. A chegada depende do esforço de cada um. Cultive bons pensamentos e não saia deles. [2]

A Doutrina Espírita ensina que cada indivíduo, por possuir livre-arbítrio, é o realizador do seu próprio destino. Quando ele, porém, tem plena convicção daquilo que lhe é o melhor, é determinado e perseverante. Com isso, se empenha em remover os empecilhos de seu caminho, em não permitir que ninguém o demova de seus mais caros objetivos, em não se deixar dominar pela ideia de que está fadado a sofrer, em não abrir brecha para que a incerteza anule sua força íntima. Assim, ele planeja sua vida, cria suas próprias metas e segue seu caminho com firmeza e resolução, buscando a plenitude íntima, sempre.

Quando nos embrenhamos nesse processo de descoberta de nosso próprio valor, a potencialização de uma autoestima elevada torna-se uma consequência natural. Gradativamente, vamos entendendo que o amor a nós mesmos, como recomendado por Jesus, é garantia de uma vida mais gratificante e consciente das riquezas que nos cercam. E, quando estamos bem com nós mesmos, amar a Deus e ao próximo torna-se algo inevitável, em razão da alegria e da confiança que passamos a abrigar n’alma.

Para finalizar suas considerações sobre a autoestima, de Camargo nos deixa mais essas palavras:

Aos poucos, o indivíduo irá aumentando sua autoestima; aparecem os sinais do prazer da vida, da autoaceitação, da consciência de seu valor, da alegria, da flexibilidade, da confiança, da atitude positiva e dos demais valores de uma vida saudável e equilibrada.
Autoestima: saber apreciar-se, avaliar-se, computar-se com discernimento e não com julgamento. É buscar o bem em si mesmo, na certeza da própria certeza interior. É pensar positivamente, consciente de que para tudo há uma razão. É olhar-se com naturalidade, observar-se para crescer e não para criticar ou ufanar. É estar bem consigo mesmo. É ter prazer de ser.

 FONTE: http://www.aluzdoespiritismo.com.br/artigos/ler.php?texto=91

Sincronicidade


Sincronicidade

Por Thiago Leite

Muitas vezes ocorre de encontrarmos uma pessoa logo após pensarmos nela. Surpreendem certas ocasiões em que sonhamos com alguém que há muito tempo não vemos e, pouco tempo depois, temos notícias dela ou a avistamos em algum lugar. Muitas pessoas, quando estão em meio a uma pesquisa ou um problema, passam pela experiência de se deparar com uma solução ou uma grande ajuda repentina, como se esta “caísse do céu”.

Mas não há nada de místico nesse fenômeno, nem se trata de providência divina. Todos nós passamos por isso várias vezes na vida Além disso, quando estamos bem atentos, percebemos que é muito mais comum do que estamos acostumados a acreditar.

Consideramos que a consciência (a pessoa) se manifesta através de energias mais ou menos sutis (algumas podem ser percebidas pelos 5 sentidos, como é o caso da matéria, e outras só são perceptíveis através de sentidos extrafísicos como a clarividência). Também levamos em conta que essas energias estão em constante trânsito no universo, chocando-se e transformando-se naturalmente (energia imanente) ou pela intervenção das consciências (energia consciencial),

Essa intervenção consciencial se dá pela manifestação básica da consciência, que ocorre na indissociabilidade de três elementos: pensamento, sentimento e energia (ou seja, pensene). Todo ato, aconteça ele no íntimo da consciência ou através da interação física e energética, traz automaticamente os três elementos. Os pensamentos repercutem ao nosso redor e, como toda ação física, provocam reações e respostas, sejam do ambiente, sejam de outras consciências.

Dessa forma, todas as pessoas estão interconectadas por energias e tudo no universo está relacionado, ou seja, qualquer mudança repercute em larga escala, mesmo que imperceptivelmente. Nossos pensamentos e sentimentos podem ser decodificados por outras consciências, a longa distância, através da reverberação de nossas energias.

Quando pensamos bem dos outros e empreendemos um trabalho assistencial e cosmoético (através de uma ética universalista), outras pessoas se prontificam a ajudar, mesmo que inconscientemente. Em especial, os amparadores extrafísicos (consciências que estão no período entre uma vida humana e outra e não se manifestam com um corpo físico, técnicos em assistência e tarefa do esclarecimento) nos ajudam com insights, orientações e energias. Essa ajuda também promove encontros e reencontros de pessoas, que podem gerar melhores resultados através da sinergia.

A iniciativa pessoal, com intenção e vontade positivas, faz com que nos integremos a trabalhos assistenciais maiores. Nesse processo, descobrimos naturalmente, através da teática (teoria e prática), quais são nossos verdadeiros talentos e sua utilidade para o bem-estar e evolução dos outros. Quando começamos a desenvolver esses talentos em prol da assistência maxifraterna, o universo passa a conspirar a nosso favor.

É difícil separar, nessa engrenagem mais ampla, as causas e efeitos. Toda ação e reação acontecem de modo sincrônico. Saber aproveitar as oportunidades no fluxo dos acontecimentos e de acordo com as necessidades com que nos deparamos, aliadas a nossas potencialidades assistenciais, nos torna mais integrados no maximecanismo das inter-relações conscienciais.

Quanto mais estivermos em harmonia com o universo, mais os acontecimentos ao nosso redor estarão conectados e com mais fluidez no manifestaremos. Perceberemos melhor as sincronicidades, que serão encaradas como sinais das oportunidades evolutivas e dos desafios assistenciais a enfrentar.

Você já percebe as sincronicidades em sua vida? Considera-as como mera coincidência ou como consequência de um mecanismo multidimensional? Você consegue utilizá-las a favor dos outros e de si mesmo?

FONTE: http://intercampi.org/2011/05/27/artigo-sincronicidade/

 

O que é Coaching ?


O que é Coaching ?


 

Para uma compreensão bem objetiva, imagine-se numa ou mais das seguintes situações:

·        · Atingir uma Meta

·        · Solucionar um Problema

·        · Aumentar sua Produtividade

·        · Melhorar seus Relacionamentos

·        · Tomar uma Decisão

·        · Promover uma Mudança

·        · Remover Bloqueios e Conflitos

·        · Aumentar sua Auto-Confiança

·        · Melhorar sua Comunicação

·        · Aumentar sua Prosperidade

·        · Administrar e Usar Melhor o seu Tempo

·        · Planejar sua Vida Pessoal e Profissional

O Coaching pode ajudá-lo em quaisquer das situações acima. Se fôr uma meta, ele o ajuda a alcançá-la, se fôr um obstáculo, ele o ajuda a superá-lo, se fôr uma decisão, ele o ajuda a tomá-la, enfim, não há limites para o alcance do Coaching, e isto é acessível a qualquer pessoa. 

Mas é um livro ? Um manual ?

Não, o Coaching é um processo. É como uma parceria que você estabelece juntamente com um profissional treinado ("Coach"), o qual dispõe de técnicas para ajudá-lo a alcançar seus objetivos. 

Imagine que a partir de hoje você dispõe de alguém que confia no seu potencial, que o apóia em seus objetivos, e com quem pode compartilhar seus sonhos e desejos. Alguém que observa-o como um "terceiro ôlho", e que o ajuda a descobrir seus bloqueios, assim como a desenvolver e tornar aparente as suas aptidões. Como o Coaching é um processo de melhoria contínua, o resultado do trabalho do coach é o Seu Sucesso. 

Muitas vêzes temos dificuldades até em definir nossos próprios objetivos. Pois o Coach é um parceiro preparado para ajudá-lo a identificar suas metas, avaliar as perspectivas, definir uma estratégia e executar as ações que promoverão as mudanças que deseja.

E muita gente confunde Coaching com terapia: Coaching não é terapia, e sim um Processo voltado a resultados e baseado em ações. Ele não trata de problemas, mas sim de soluções.

O Processo de Coaching.


O Coaching começa com uma entrevista pessoal que pode ser feita frente a frente ou por vídeo ou áudio-conferência - mais de 80% dos processos de Coaching no mundo são realizados por telefone, isso evita perda de tempo e reduz custos com deslocamento. O objetivo na primeira entrevista é o de avaliar as oportunidades, os desafios individuais, definir o âmbito da relação, identificar as prioridades e estabelecer os resultados desejados. 

As sessões subsequentes, geralmente, levam de 40 a 50 minutos numa periodicidade semanal, e entre cada uma delas o Coach pode pedir a Você que realize algumas ações concretas que reforcem e estimulem seu desejo e disposição em atingir seus objetivos.

O tempo total do processo depende do resultado. Pode ser encerrado tanto pelo objetivo alcançado quanto por estar num caminho que o leve diretamente à ele.

FONTE: http://www.brcoaching.com.br/index_arquivos/Coaching.htm

SOMBRAS


Sua sombra lhe pertence.


Por Dalton Cortucci

A "sombra" é uma maneira de nos referenciarmos ao nosso lado não reconhecido da personalidade. 

O uso do termo não tem a pretensão de sugerir algo maléfico ou sinistro. A ideia básica é dar um significado real a algo que é pessoal e sobre o qual nos falta nitidez. Por essa razão, o emprego da metáfora usando uma "sombra" acaba sendo bastante sugestiva e adequada para fixar essa ideia.

Mas se todos nós temos uma "sombra", ou seja, um lado pessoal que nos falta nitidez, então qual a vantagem de sabermos o que há nela ?

Essa pergunta me foi feita, certa vez, por um participante de um workshop: a princípio julguei que a resposta era óbvia, mas o tempo me mostrou que a maioria das pessoas não tem ideia do que se pode obter se buscarmos "iluminar" o lado "sombrio" de nossa personalidade.

Alguns já expressam alguma noção quando usam termos tais como : "meus demônios internos", ou "as malas que carrego", ou ainda "meu inquilino". Essas são pequenas percepções de que existe "algo mais" dentro de nós, embora, muitas vezes, seja até confundido com "um outro dentro de nós". A princípio, essa confusão faz com que muitas pessoas recuem, por temerem tocar em algo que desconhecem e que não podem prever as consequências. No entanto, muito pelo contrário, aqueles que ficam curiosos e dispostos para terem consciência de seus aspectos mais profundos, têm a oportunidade de sentirem-se melhor orientados, pois é isso que acontece a partir do momento em que entendem seus mais profundos sentimentos e desejos. 

Para os que optam por não travar contato com sua própria sombra, julgando ser mais conveniente, é importante que saibam que a sombra se manifesta regularmente e sem aviso prévio. Como ela faz parte de nós, acaba por influenciar o nosso dia a dia e nos pressiona invariavelmente em todas as nossas decisões. Por consequência,  negar aquilo que somos simplesmente não adianta. Mas se soubermos o que somos e cuidarmos para que tenhamos o uso mais adequado desse conhecimento, isso acaba por tornar-se a chave para uma vida infinitamente melhor.

Trazer a nossa sombra à tona ou, se preferir, à luz da nossa consciência, é de fundamental importância. Pois nela não só encontraremos a razão de muitos de nossos medos, mas também descobriremos muitos de nossos talentos e qualidades, os quais, pelos mais diferentes motivos, foram deixados de lado ou reprimidos. Esse fato por si só justifica a importância de conhecermos o que há em nossa sombra, pois nesse conhecimento encontram-se as pistas para promovermos as mudanças que desejamos. 

Em outras palavras, em nossa sombra reside a essência daquilo que somos, e fazer as pazes com ela significa levá-la em consideração, respeitando-a como parte de si mesmo, o que de fato ela é. 

FONTE: http://daltoncortucci.blogspot.com.br/2012/09/sua-sombra-lhe-pertence.html